
NAS PÁGINAS 
DO HOJE 

O DIÁRIO PAULISTA DO PCB E SUA 
VOCAÇÃO CONTRA-HEGEMÔNICA1

Capa do periódico Hoje, edição nº 364, ano II, janeiro de 1947. 

Pedro Estevam da Rocha Pomar2

O Partido Comunista do Brasil (então PCB), surgido em 1922, foi a pri-
meira grande experiência, de âmbito nacional, de organização e participação 
político-partidária das classes trabalhadoras em nosso país. Reflexo das memo-
ráveis lutas sociais do final do século XIX e início do século XX (como a greve 
geral de 1917 conduzida por lideranças anarquistas), bem como do impacto 
provocado pela Revolução Russa de 1917, o PCB demorou duas décadas para 
começar a firmar-se como organização de prestígio, dotada de influência real 
entre setores do operariado e das classes populares e de força para disputar elei-
ções proporcionais. O jornal diário Hoje, lançado em São Paulo pelos comunis-
tas ao final da Segunda Guerra Mundial, é produto e testemunha dos momentos 
de ápice dessa trajetória.



Nº 12, Ano 7, 201612

O fracasso da rebelião de novembro de 1935, liderada pelo PCB, for-
neceu pretextos para o endurecimento da “revolução burguesa” ocorrida em 
1930 e capitaneada por Getúlio Vargas. Ao longo de uma década, permanece-
riam encarceradas as principais lideranças comunistas, entre elas Luís Carlos 
Prestes, que os êxitos militares da Coluna Prestes-Miguel Costa (1925-1927) 
tornaram uma celebridade e uma referência da luta contra as injustiças sociais 
e por liberdades políticas. O regime evoluiu para um “autogolpe” em 1937, do 
qual resultou o Estado Novo, de traços fascistas. 

No início da década de 1940, tem início o processo de reorganização do 
PCB, que na sua Conferência da Mantiqueira (1942) lança a palavra de ordem 
“União nacional com Vargas, contra o nazifascismo”. A entrada do Brasil na Se-
gunda Guerra Mundial, ao lado dos aliados e contra o Eixo, cria condições para 
o progressivo desmantelamento do Estado Novo; a anistia, que devolverá a li-
berdade aos presos políticos em abril de 1945; e o reconhecimento diplomático, 
pelo Brasil, da União Soviética. 

Em abril de 1945, o PCB é legalizado, torna-se rapidamente um partido 
de massas – graças, em larga medida, ao prestígio de Prestes – e habilita-se a 
disputar eleições proporcionais e majoritárias. Tais circunstâncias o empur-
ram para uma decisão notável: a de construir um aparato próprio de meios de 
comunicação. Seus primeiros jornais diários são lançados: em maio, no Rio de 
Janeiro, a Tribuna Popular; em outubro, em São Paulo, o Hoje. Em Salvador, o 
semanário comunista O Momento fora lançado já em março, por iniciativa da 
direção estadual do PCB3, e em 1946 passaria também a ser diário. 

Portanto, Tribuna Popular, Hoje e O Momento (então semanário) passa-
ram a circular ainda na fase final do Estado Novo e estavam em plena ativi-
dade quando Vargas foi deposto, em 29 de outubro de 1945, pelos generais 
Eurico Gaspar Dutra e Góes Monteiro, apoiados pelos Estados Unidos e por 
forças conservadoras como a União Democrática Nacional (UDN). 

Além dos jornais e de outras publicações periódicas, o partido criou 
uma agência de notícias, a Interpress; editoras de livros; e uma companhia 
cinematográfica de vida efêmera conseguiu lançar um filme sobre o partido, 
cujo roteiro foi confiado a Astrojildo Pereira. Tribuna Popular e Hoje tiravam 
inicialmente 50 mil e 20 mil exemplares, respectivamente, o que chegou a 
colocá-los em pé de igualdade, por algum tempo, com parte dos concorrentes 
comerciais4.  

As principais características do aparato de comunicação do PCB já fo-
ram assim sumariadas: 

a) reconhecimento, pelo partido, do seu caráter estratégico, o que implicou 
envolvimento, direto ou indireto, do conjunto da militância, da direção às 
bases; b) criação de sociedades comerciais para a produção de jornais legais, 



13

sem vínculo formal com o partido; c) descentralização: jornais em diversas 
capitais, na contramão da tese do “periódico central”, defendida por Lênin na 
Rússia pré-revolucionária; d) financiamento baseado em variadas fontes: ven-
da em bancas, assinaturas, venda regular de espaço publicitário, mas princi-
palmente campanhas nacionais de arrecadação, as quais permitiram a com-
pra das máquinas de impressão; e) arregimentação de intelectuais e quadros 
profissionais ligados ao partido – jornalistas, gráficos e outros.5

Foi unicamente graças a um vasto apoio social na capital e no interior 
que Hoje pôde ser lançado e mantido pelos comunistas por vários anos. O 
jornal circulou – com interrupções que somaram mais de um ano – entre 
outubro de 1945 e agosto de 1952, num total de 1.284 edições conhecidas, ao 
passo que de seu sucessor, ` Notícias de Hoje, que circulou entre 1952 e 
1959, foram publicadas 2.144 edições. Ainda que modestos quando compara-
dos às cifras dos jornais comerciais, os números do Hoje atestam o gigantismo 
da empreitada levada adiante pelo PCB desde o final do Estado Novo, sempre 
sob implacável repressão.

Assim como Hoje, os demais jornais diários do PCB, criados em diver-
sas capitais6, foram duramente combatidos pelo governo Dutra (1946-1951) 
e pelos governos estaduais. Em maio de 1947, o PCB foi novamente colocado 
na ilegalidade e as condições de sobrevivência de seus diários tornaram-se ár-
duas. A repressão da polícia política e do Exército traduziu-se “por apreensão 
de inúmeras edições, proibições frequentes, invasão e destruição de redações 
e oficinas, prisões de jornalistas e gráficos, processos, espancamentos”7. 

Os leigos em assuntos de jornalismo possuem escassa noção da quan-
tidade de trabalho cristalizada numa simples folha impressa de jornal ou 
revista. Atuando em condições muito precárias, mantidas por um enorme 
esforço de sustentação financeira, as mal remuneradas, reduzidas, porém en-
tusiasmadas equipes dos diários comunistas não raramente defrontavam-se 
com a supressão pura e simples do produto de suas jornadas de trabalho, ao 
bel prazer dos órgãos de repressão. Documentos da polícia política, como os 
relatórios transcritos a seguir, de julho de 1946, descrevem como era simples 
apreender edições inteiras: as autoridades davam a ordem, de madrugada, e 
os agentes saíam para cumprir sua missão, sem maiores embaraços:

Às 5,20 minutos de hoje, recebi determinação do sr. Dr. Delegado de Seguran-
ça Social no sentido de apreender a edição do jornal matutino Tribuna Popular 
nas bancas onde fossem exemplares do mesmo encontrados. Neste sentido, 
foram expedidas três turmas de funcionários desta DPS com a missão de efe-
tivar a ordem, respectivamente, nas zonas do Centro, Norte e Sul. [...] Estas 



Nº 12, Ano 7, 201614

turmas regressaram às 16,30 horas, tendo alcançado plenamente o objetivo, 
deixando as “bancas” da cidade sem qualquer exemplar do referido matutino.

O relatório informava ainda que o “indivíduo Jorge Ramos de Jesus” 
(provavelmente um jornaleiro, ou um popular) foi detido no transcurso da 
diligência, “por se haver oposto à ação dos policiais encarregados da apreen-
são”8. Outro desses registros sugere a satisfação com que os policiais realiza-
vam esse tipo de tarefa:

Às 5 horas recebi uma comunicação telefônica do dr. Fredgard Martins, em 
que o mesmo me autorizava fosse efetuada a apreensão dos exemplares do 
jornal Tribuna Popular. Imediatamente, designei duas turmas de funcionários 
desta Divisão, a fim de dar cumprimento à missão, o que resultou em pro-
veitosa colheita, tendo sido apreendidos mais ou menos 18.000 exemplares 
daquele matutino, tendo a acrescentar, entretanto, que cerca de 11.000 exem-
plares foram por mim pessoalmente apreendidos na redação onde é impresso 
aquele jornal, e o restante foi apreendido pelos componentes daquelas turmas 
nos diferentes pontos de venda desta capital9.

No caso do Hoje, dois episódios, entre vários, são dignos de nota por 
sua gravidade. A primeira invasão cometida pela polícia política, na noite 
de 2 para 3 de janeiro de 1948, deveu-se à tentativa de apreensão da edição 
comemorativa do quinquagésimo aniversário de Prestes, cuja circulação o se-
cretário de Segurança Pública do governo Adhemar de Barros (que fora eleito 
um ano antes com decisivo apoio dos comunistas), coronel Nelson de Aquino, 
não estava disposto a permitir. Mas, na ocasião, o Departamento de Ordem 
Política e Social (Dops) deparou-se com a resistência da equipe do jornal.

Elias Chaves Neto10 relata nas suas memórias que:

A polícia, alegando que do interior da oficina havia sido feito fogo contra ela, 
desfechou o seu ataque atirando contra a porta, que suas balas vararam, e jo-
gando bombas de gás lacrimogêneo pela janela do sobrado. Com intervenção 
dos deputados estaduais comunistas Mário Schenberg e Caio Prado Júnior, 
que acorreram, o ataque foi sustado entregando-se o pessoal da oficina que 
foi preso. 

Foram presos Joaquim Câmara Ferreira, diretor do jornal, Noé Gertel, 
secretário, Estocel de Morais, deputado estadual, Francisco Manoel Chaves, 
dirigente nacional do PCB, gráficos como José Jofre Farias e muitas outras 
pessoas, num total de 40. Ferreira, Gertel e Estocel só foram libertados dois 



15

meses depois. Em dezembro de 1950, os três seriam condenados à pena de 
um ano de detenção por sua participação no episódio11.

Em 7 de janeiro de 1952, portanto, já no segundo governo Vargas, foi 
a vez de o Exército invadir a redação e as oficinas do Hoje, reagindo à publi-
cação de um documento sigiloso sobre a possível participação do Brasil na 
Guerra da Coreia. Comandada pelo tenente-coronel Diderot Ayres de Miran-
da, da 2ª Região Militar, com auxílio do Dops, a operação deteve “17 emprega-
dos ou colaboradores, os quais horas depois foram soltos, restando presos os 
mais categorizados”12, a saber: Djales Rabelo, Francisco de Paula Campos de 
Oliveira, Jaime Gonçalves, Oswaldo Rodrigues Gomes, Paulo Nunes Batista, 
Raul Azedo Neto, Vitório Martorelli – e Chaves Neto, que só conseguiu reco-
brar a liberdade depois de quase um ano.  

O repórter Jacob Feldman, que iniciou no Hoje sua carreira de jorna-
lista profissional, definiu o jornal como “a menina dos olhos do partido”, e 
sua redação “um reduto” por onde todos passavam: a militância, os amigos 
do partido, os intelectuais. “A gente era visto, modéstia à parte eu me incluo 
nesse grupo, como uma espécie de herói pela militância. Por quê? Porque a 
gente dava a cara para bater. Cada saída para uma reportagem era sempre o 
risco de ser abordado pela polícia, levar umas borrachadas”13. No episódio de 
janeiro de 1952, Feldman tinha apenas 18 anos e passou três dias na cadeia. 
Chaves Neto, ao descrever a “luta pela circulação do Hoje” frente às proibi-
ções, apreensões e violências policiais outras, assim expressou o sentimento 
de tensão e apreensão dos jornalistas: “Ao sair-se da gráfica, nunca se sabia, 
antes de se chegar ao alto da Rua Conde Sarzedas se algo aconteceria”14.

“Os historiadores tratam em geral a palavra impressa como um re-
gistro do que aconteceu, e não como um ingrediente dos acontecimentos. 
Mas a prensa tipográfica ajudou a dar forma aos eventos que registrava”, 
afirma Robert Darnton15. O comentário, embora dedicado especialmente 
à Revolução Francesa de 1789 “quando a luta pelo poder foi uma luta pelo 
domínio da opinião pública”, aplica-se na medida certa ao Hoje e aos seus 
congêneres, como veremos a seguir.  

Aparelhos privados de hegemonia

Nos termos da teoria de Antonio Gramsci do “Estado ampliado”, de-
fendemos as hipóteses de que: a) os jornais diários do PCB atuaram como 
“aparelhos privados de hegemonia” (APH) portadores de sentido contra-he-
gemônico, e de que b) em conexão com outros APHs – como os sindicatos 
ligados aos comunistas e o próprio PCB – contribuíram para que, num dado 
período e dentro de determinados limites, fosse rompido ou abalado o consenso 



Nº 12, Ano 7, 201616

estabelecido pelas classes sociais em posição de mando na sociedade brasileira, no 
tocante a temas ligados ao mundo do trabalho: capital versus trabalho, direitos 
dos trabalhadores, trabalhadores e política, patrões versus sindicatos etc. Os 
APHs são “os organismos de participação política aos quais se adere volun-
tariamente (e, por isso, são ‘privados’) e que não se caracterizam pelo uso da 
repressão”16.

Identificamos duas “frentes” em que Hoje concretizou a sua vocação 
contra-hegemônica: a “frente político-eleitoral”, ou seja, as eleições de dezem-
bro de 1945 e janeiro de 1947, nas quais o jornal atuou como instrumento de 
ostensiva propaganda dos candidatos do PCB; a “frente cultural”, que seria a 
construção de uma identidade cultural e ideológica na qual a classe trabalha-
dora viria a reconhecer-se como sujeito independente na sociedade (“classe 
para si”). Vejamos como isso se deu na prática.

Contra-hegemonia na frente político-eleitoral 

Nas eleições de 1945 e 1947, os comunistas utilizaram decididamente 
o Hoje como instrumento de campanha, sem disfarces. O jornal atirou-se 
na campanha, modificando as suas páginas, eliminando seções habituais, 
abrindo espaço para fotografias dos seus candidatos e para enormes peças de 
propaganda, além de tomar outras decisões editoriais cuja finalidade era in-
cidir diretamente no processo eleitoral. Era o reconhecimento de que se trava 
então de batalhas de grande importância para o partido, contra adversários 
poderosos e que não raro dispunham de apoio na imprensa tradicional. Os 
comunistas não poderiam ter agido de outra forma, pois queriam disputar 
para ganhar e sabiam que os jornais comerciais de grande tiragem não fran-
queariam suas páginas àqueles candidatos.

Na edição de 17 de novembro de 1945, o jornal traz a novidade, em 
manchete na capa em letras garrafais: “Yedo Fiuza, candidato do povo/Seu 
nome será lançado hoje no grande comício do Anhangabaú”. O partido de-
cidira disputar a eleição para a presidência da República com candidato pró-
prio. De perfil apagado e expressão apenas regional, pois havia sido prefeito 
de Petrópolis, Fiuza foi ungido pessoalmente por Prestes. Faltando só algu-
mas semanas para a eleição, seria preciso difundir massivamente e com rapi-
dez o nome e a biografia do candidato. 

Nessa mesma edição, cinco dos sete textos da capa são dedicados à 
candidatura: o anúncio feito por Prestes aos jornalistas; uma entrevista que 
Fiuza concedeu na véspera; seu perfil biográfico; a convocatória do “comício 
monstro” do Anhangabaú; comunicado aos comitês democráticos populares 
a propósito do comício. A imagem do candidato materializa-se em uma foto-



17

grafia – colocada, porém, do lado esquerdo da página, encimando seu perfil, e 
não, como seria de se esperar, na porção superior direita da página, onde ilus-
traria a matéria principal: ali foi situada uma fotografia de Prestes, de quem 
se diz que “anunciou pessoalmente aos jornalistas a escolha do candidato das 
forças democráticas”:

Infelizmente [...] o prazo de registro de candidatos foi muito curto, de modo 
que, com outras correntes democráticas, o PCB escolheu um grande adminis-
trador, democrata verdadeiro, homem que não teme fantasmas e cujo progra-
ma será a sua luta consequente pela extirpação definitiva dos remanescentes 
fascistas em nossa terra. O candidato do povo não é um comunista, é um 
elemento saído da classe dominante, mas é um sincero democrata e inspira 
confiança ao proletariado e ao povo17.

Na edição de 25 de novembro de 1945, relata-se a “excursão triunfal” 
realizada por Prestes em dois dias no interior paulista, enquanto Fiuza fazia 
campanha no Rio Grande do Sul: “Com Prestes pela candidatura civil de 
Jundiaí a Bauru levanta-se o povo”. A reportagem é assinada por Jorge Ama-
do, então candidato a deputado federal. O terço inferior da capa é tomado 
por fotografias que parecem atestar as afirmações da reportagem sobre a 
afluência aos comícios realizados em Jundiaí e Bauru. Na mesma edição, 
publica-se com destaque e fotografias a matéria intitulada “Yedo Fiuza é um 
verdadeiro amigo dos trabalhadores”, sobre as reminiscências de “um velho 
operário que trabalhou com o ilustre engenheiro em Mato Grosso há mais 
de 25 anos”18. 

Na quarta capa, publica-se reportagem sobre a “campanha de finanças 
pró-candidatura Yedo Fiuza”, em que mais uma vez se recorre à surrada ideia 
do “apertar os cintos”, desta vez para convidar o leitor a contribuir com o 
esforço financeiro eleitoral. Fotografias mostram dinheiro e objetos doados19. 
Também nesta edição, constata-se a substituição do dístico da página 3, “So-
lução pacífica dos problemas políticos”, por “Tudo pelo candidato do povo”, 
que resume de certo modo o espírito que animava então o Hoje. No dia 28 de 
novembro, o jornal reserva uma página inteira para a publicação de fotogra-
fias dos candidatos do PCB20. 

Em janeiro de 1947, o jornal lançou-se inteiramente na campanha para 
as eleições de deputados estaduais, deputados federais e governador. Além de 
projetar os candidatos comunistas, pediu votos para Adhemar de Barros, can-
didato a governador pelo Partido Social Progressista (PSP), que o PCB decidiu 
apoiar. O jornal recorreu fartamente à utilização de fotografias: de comícios, 
de visitas, de caravanas, e até de comandantes militares, cujas declarações 



Nº 12, Ano 7, 201618

eram publicadas. Inovou ao publicar, ao longo de uma semana, uma espécie 
de história em quadrinhos em que critica o coronelismo eleitoral. As páginas 
de cultura e esportes desapareceram; o noticiário internacional diminuiu; o 
jornal parecia mais desorganizado, até o seu expediente descaracterizou-se, 
mas tudo indica que foi eficaz na batalha eleitoral. 

Uma das maiores preocupações do Hoje, nas eleições de 1947, foi jus-
tificar a aliança com Adhemar, que anunciou no dia 6 de janeiro21. Já no dia 
seguinte, diante das acusações de que fora realizado um acordo escuso entre 
o ex-interventor do Estado Novo e os comunistas, o jornal publica o texto 
intitulado “O Partido Comunista não faz conchavos”, e reproduz uma carta 
de Adhemar na qual este afirma que o PCB “patrioticamente nada de nós 
exigiu além da promessa formal de defesa da Constituição e dos interesses do 
povo”22. Nesta mesma edição, são publicadas, na capa, grandes fotografias de 
Adhemar (“o candidato do povo”), de Cândido Portinari, candidato ao Senado 
pelo PCB, e Pedro Pomar, que concorreu a deputado federal pela legenda do 
PSP (chamados de “homens do povo, candidatos do povo”)23. Por vários dias, 
até a eleição, o jornal continuará publicando grandes fotografias e ilustra-
ções que retratam o candidato do PSP. “Adhemar é o povo no governo”, diz 
um desses anúncios, em letras garrafais24. No dia 15, um anúncio de página 
inteira convoca um comício que será realizado no mesmo dia no Anhanga-
baú: “Vá ouvir Adhemar de Barros, o candidato que não faz ‘cambalachos’ 
e só tem compromissos com o povo”25. No dia 16, Hoje festeja o sucesso do 
comício: “Mais de meio milhão no comício ‘União para a Democracia’”: 

O Vale do Povo foi pequeno para conter a grande massa humana comprimida 
para ouvir Adhemar de Barros e Luis Carlos Prestes – Falam representantes 
do Comitê Estadual do PC, do Partido Democrata Cristão e do Partido Social 
Progressista26.

A estética ousada do Hoje, baseada em imagens fortes e vibrantes – as 
fotografias de multidões, os títulos exagerados e gritantes, os desenhos a bico 
de pena de líderes populares, como o Prestes de bombachas na edição que co-
memorou seu aniversário, em 3 de janeiro, com enormes letras vermelhas27 – 
certamente tem seu quinhão de participação nas conquistas eleitorais do PCB. 
Esses recursos visuais não eram estranhos aos outros jornais: a diferença é 
que os comunistas usavam-nos para amplificar sua própria movimentação 
política. Ademais, tratava-se de recursos formais adequados à vocação contra-
-hegemônica do jornal, expressa nos seus textos contundentes. É de supor-se, 
além disso, que as tiragens tenham sido aumentadas nesse período, contando 
com provável contribuição financeira de Adhemar.



19

No dia 17, a manchete apela à emoção, em corpo 120: “Brasileiros! Den-
tro de poucas horas mais uma vitória do povo/Mais uma vitória da demo-
cracia/Votem na Chapa Popular”28. No dia 18, véspera da eleição, a capa do 
jornal é inteiramente tomada pelo apelo ao voto na Chapa Popular. Todo o 
espaço foi ocupado por uma montagem que combinou ilustração, fotografia e 
o título, desenhado à mão, “São Paulo nas urnas com Prestes e Adhemar unidos 
para o progresso e a democracia”29.

“A História de ‘seu’ Belarmino... que agora sabe em quem vai votar”, que 
começa a ser publicada por Hoje no dia 8 de janeiro, é uma tentativa de chegar 
aos eleitores rurais, “uma história contada pelos trabalhadores do campo para 
os trabalhadores do campo”, segundo a explicação do próprio jornal. “A vida, 
a existência do camponês e sua família vai sendo contada, em versos caipiras, 
tipicamente paulistas”30:

Eis aqui seu Belarmino
E a família qu’ele tem
Na miséria qu’ele vive
Vivem muitos também

Belarmino é bom caboclo
Mas não sei por que será
Quase morre de trabalho
Não consegue melhorá

A muié tem a maleita
E as crianças amarelão
Também ele vive doente
Mas não deita de opinião

Como é triste quem é pobre
Neste mundo não tem gozo
Inda muita gente fala
Que o caboclo é preguiçoso

Mas ninguém se lembra dele
Nem procura lhe ajudá
Só no tempo de eleição
É que vão lhe cortejá

Faiz promessa o coroné
Isto tudo vai mudá



Nº 12, Ano 7, 201620

Se eu chegá a deputado
Por voceis vou trabalhá31

O final, previsível, é antecipado pelo próprio Hoje: Belarmino “sabe para 
onde vai, o que quer e em quem vai votar: em Adhemar de Barros e nos candi-
datos da Chapa Popular”32. Outro uso da ilustração neste período é uma série 
de charges que o jornal publica sobre Vargas, intitulada “Ele disse... Ele fez”. 

Após as eleições, em 19 de janeiro, Hoje continuará a tratar delas com 
títulos vigorosos, seja acompanhando a lenta apuração dos resultados, seja 
comentando suas repercussões. Dia 20, comemora em letras garrafais (cor-
po 140): “Isto é democracia/Derrotada a reação”; no dia 21, “Adhemar está 
vencendo”; no dia 22, “Vence a democracia em todo o país”, quando comenta 
que “os últimos resultados, nos diversos estados, garantem a vitória dos can-
didatos democráticos, apoiados pelo Partido Comunista do Brasil”. Na quarta 
capa, festeja a vitória de Adhemar e do PCB: “Nunca se votou tão certo como 
desta vez”33.  

Contra-hegemonia na frente cultural 

Se Hoje conquistou alguns sucessos importantes como APH na frente 
político-eleitoral, não menos dignos de nota são seus êxitos na construção 
de um “lugar social” em que a classe trabalhadora pudesse reconhecer-se e 
enxergar-se como sujeito independente. Isso parece contraditório: afinal de 
contas, o jornal engajou-se na concepção de “união nacional” propugnada 
pela direção partidária, que forçosamente eclipsava as reivindicações dos tra-
balhadores e suas perspectivas de emancipação. Mas a verdade é que nem 
essa concepção prevaleceu monoliticamente nem poderia represar todos os 
anseios e energias do movimento operário em ebulição.

Em 1946, o jornal torna-se mais interessante do ponto de vista dos 
conteúdos publicados, certamente em razão das mudanças que se operavam 
na conjuntura nacional, bem como na própria linha do PCB, que introduziu 
mediações no modo de ver as greves. Os dísticos desaparecem do alto das 
páginas, bem como as colunas assinadas, ao passo que ganham espaço as 
reportagens. Os temas maiores: as condições de vida da população, as con-
dições de trabalho nas fábricas, a luta de classes real e concreta. Hoje noticia, 
por exemplo, que a “Constituição é letra morta na E. F. Noroeste do Brasil”, 
onde as leis trabalhistas são desrespeitadas e os operários, que trabalham 
30 dias, “recebem vinte e cinco”. A matéria, redigida pelo “correspondente 
em Bauru”, é visivelmente editorializada, mas traz alguns dados sobre a 
situação dos ferroviários considerados extranumerários, como os maquinis-



21

tas, que “mourejam anos a fio não passando do mísero salário de seiscentos 
cruzeiros”34.

“A Delegacia de Ordem Política e Social não respeita a Constituição da 
República/Processadas pelo policial Cataldi Júnior três operárias do Moinho 
Santista”35, “Entraram em greve 700 tecelões de Guaratinguetá”, “Movimen-
tam-se os trabalhadores de São Paulo pela libertação dos líderes da Sorocaba-
na” são manchetes de outubro36. O enquadramento engajado tinha um mérito, 
o de conceder legitimidade a um mundo que era subrepresentado, distorcido 
ou inexistente nas páginas dos concorrentes: o mundo do trabalho. Com ele, 
também ganha destaque o mundo da pobreza: “15 famílias vão ser despejadas 
da Travessa dos Estudantes”37, “Falta de pão e excesso de choro para comemo-
rar a Semana da Criança”38.

O jornal destacava aspectos da dinâmica sindical que dificilmente se-
riam divulgados fora das suas páginas. Assim foi com a destituição, por uma 
assembleia, da junta governativa do Sindicato dos Tecelões de Sorocaba, “im-
posta há dois anos pelo Ministério do Trabalho”; e com a consequente reação 
do governo, que usou a polícia para ocupar a sede do sindicato39. Assim foi 
também com a decisão dos operários da Goodyear de paralisar suas ativida-
des antes do fim da jornada, com a finalidade de participar, “em massa” (como 
prova a fotografia publicada), de uma assembleia convocada pelo Sindicato 
dos Trabalhadores em Artefatos de Borracha, o que foi “prova eloquente de 
consciência de classe e profundo espírito sindicalista”. O principal objetivo 
da assembleia (realizada no salão do Sindicato dos Músicos) foi a luta pelo 
descanso semanal remunerado, previsto no artigo 157, § 6 da Constituição 
Federal40. 

Aspecto importante é a linguagem adotada por Hoje em algumas maté-
rias, próxima da coloquialidade popular e até do sensacionalismo. Na man-
chete da edição de 1º de outubro de 1946, “Os tubarões são donos de pode-
rosa rede que envolve o comércio desta capital”, o jornal investe contra as 
indústrias Matarazzo e outros monopólios:

Queixa contra o Matarazzo não adianta nada. Aliás, não só contra Matarazzo, 
mas também contra a “Swift”, a “Wilson” e outras. Antes do óleo comestível 
ser racionado, estas firmas só entregavam o produto quando o comprador 
adquirisse outras mercadorias, sendo que grande parte delas ficavam enca-
lhadas. Já foi dito na Comissão de Preços que não pode ser elevado o preço 
do sabão, mas, apesar disso, somente a Companhia Gessy, num prazo de cin-
quenta dias, aumentou o preço do sabão Minerva de trinta cruzeiros e trinta 
centavos para trinta e seis, trinta e oito, quarenta e três cruzeiros e cinquenta 
centavos e agora quarenta e oito cruzeiros e cinquenta centavos41.



Nº 12, Ano 7, 201622

Reportagem sobre a pobreza numa favela da capital, em que foram ou-
vidas várias famílias pobres, recebeu o título “Falta de pão e excesso de choro 
para comemorar a Semana da Criança”:

Iniciou-se ontem a “Semana da Criança”, com sessões solenes e inaugurações 
de diversos postos de puericultura no interior. Mas a semana da criança exis-
te somente para aquelas que têm a ventura de frequentar as poucas escolas 
existentes e para aquelas que têm a felicidade de morar perto de um posto 
de puericultura, ainda que insuficientemente aparelhado. Para milhares de 
crianças esfarrapadas e sujas, disseminadas pelos bairros pobres, não há uma 
“Semana da Criança”. Para eles há a fome, os vermes roendo seus intestinos e 
a inquietude do dia de amanhã [...].

“Louvado seja Deus, o Partido Comunista já tem vida legal” é o título de 
uma reportagem sobre o problema habitacional na capital paulista, que cita 
as favelas da Avenida do Estado, a “tragédia dos retirantes do Nordeste” e o 
“prestígio de Prestes e seu partido”. Tipos populares são ouvidos pelo repór-
ter, entre eles Maria do Rosário, que “já foi cozinheira, costureira e agora ven-
de amendoim”, e nas “horas vagas é pedreira”. A reportagem reproduz uma 
frase atribuída a Maria do Rosário e que é puxada para o título: “Louvado seja 
Deus, o Partido Comunista já tem vida legal e não é sem tempo”. 

Em agosto de 1947, Hoje resume de forma contundente, em manche-
te da quarta capa, o episódio que ficaria conhecido como “quebra-quebra 
da CMTC”: “Explosão popular”, seguida da explicação concisa: “A revolta do 
povo contra o aumento das passagens levou-o a depredar e incendiar dezenas 
de ônibus da CMTC”42. Outros títulos revelam, igualmente, uma sintaxe bas-
tante direta e eficiente: “A base de Val de Cãs continua ocupada por soldados 
do imperialismo norte-americano”43, “Em pleno século XX ainda são tratados 
como escravos”, sobre como a Tinturaria Brasileira de Tecidos se relaciona 
com os operários, “O Comitê Democrático da Casa Verde ganhou o ‘Prêmio 
Nobel’ da popularidade”, sobre o “exemplo vivo de um organismo que sabe se 
aproximar do povo lutando pelas suas causas mais sentidas”44.

Qualquer que seja o juízo que se faça do tratamento dado à matéria 
seguinte, deve-se reconhecer que dificilmente tal história seria publicada nos 
grandes jornais paulistas da época: “Onze famílias de camponeses são espo-
liadas em São João da Boa Vista”. “A história de sempre”, dizia o subtítulo: 
“camponeses roubados por fazendeiros exploradores”, “Trabalharam a meias 
e não receberam um níquel sequer”. “Depois de bater em todas as portas, di-
rigiram-se para a sede do comitê municipal do Partido Comunista do Brasil, 



23

de São João da Boa Vista”. Três dos lavradores estiveram na redação do jornal, 
onde narraram o ocorrido e foram fotografados. A reportagem conta a história 
em detalhes45.

Certas matérias publicadas no período assumem contornos pioneiros. 
É o caso de um texto que denuncia a discriminação racial, assim intitulado: 
“Um brasileiro pode entrar em qualquer restaurante, barbeiro, estabelecimen-
to de ensino independentemente de sua raça ou cor”. Seu fio condutor é a 
revelação da censura, praticada por um “matutino” (de nome não revelado), 
de uma reportagem que tornaria pública a existência de discriminação num 
colégio particular. Vale a pena transcrevê-lo parcialmente: 

Naquele colégio católico – colégio “granfino” e muito conhecido nesta capital 
– há uma negrinha entre as alunas loiras, ruivas e morenas. Na hora do banho 
na piscina, todas as crianças mergulham na água e brincam risonhamente; só a 
negrinha fica de fora, vestida de maiô, mas sem tocar o líquido, nem sequer com 
a ponta dos dedos. Certa vez, o pai da menina perguntou à direção do colégio 
qual era a razão daquilo e uma freira lhe disse muito reservadamente: – “Os pais 
das meninas brancas não querem que a negrinha tome banho na mesma água 
em que as filhas deles nadam”. 
Um repórter que sabia desse caso escreveu uma reportagem sobre o assunto. 
A reportagem estava cheia de dados, com tudo anotado muito bem, mas o di-
retor do jornal achou que não ficava bem aquilo sair nas colunas do matutino 
conservador e “sério”. Achou que as fotografias de jovens morenas passeando 
pela rua Direita não “cabiam” naquele jornal. Apesar de afirmar o contrário, 
aquele diretor de jornal guardava muitos preconceitos de raça e de cor.46

O texto prossegue explorando as diferenças entre a imprensa popular – 
são citados o próprio Hoje, a Tribuna Popular, O Momento, a Tribuna Gaúcha – e 
a “imprensa sadia”, no tocante ao modo como são tratados os negros, inclusive 
deputados e sindicalistas. Acompanha a matéria uma fotografia de três jovens 
negras, com a seguinte legenda: “No popular passeio domingueiro da rua Di-
reita”. Um dos argumentos utilizados para contrastar a forma de tratamento é 
o de que “o Hoje publica diariamente fotografias de negros de valor [sic], que 
ocupam lugar de destaque nos mais diversos setores das atividades humanas”47. 

O jornal publicou também, em setembro e outubro, reportagens sobre a 
expropriação de terras sofrida pelos índios guaranis de um aldeamento do li-
toral. Três índios estiveram na sucursal de Santos para fazer a denúncia, como 
atesta fotografia publicada. Eles enfrentavam “tristes condições”, “ameaçados 
por uma malta de desumanos latifundiários de perderem as terras que lhes 
foram doadas pelo patrimônio nacional”. Os invasores brancos dispunham de 



Nº 12, Ano 7, 201624

“bandoleiros armados” e contavam com “proteção escandalosa dos funcioná-
rios do Serviço de Terras e Colonização de São Vicente”48.

Classe, Partido e Jornal

 Como visto antes, na fase final do Estado Novo – especialmente após 
1943, quando se reorganizou – o PCB adotou uma linha política que, embora 
controversa, garantiu-lhe paulatino crescimento entre as massas populares: a 
“união nacional contra o nazifascismo”, que pressupunha o apoio ao governo 
Vargas na guerra contra os países do Eixo. Foi essa linha política, aliada ao 
enorme prestígio da União Soviética ao final do conflito mundial, que per-
mitiu aos comunistas passarem da clandestinidade à legalidade com amplo 
apoio popular e com uma organização aguerrida e eficiente do ponto de vista 
eleitoral.

Encerrada a guerra, derrubado Vargas, eleito e empossado um governo 
de viés nitidamente conservador (Dutra), o PCB insistiu, todavia, em manter 
a mesmíssima linha política, transformando o que era um acerto tático num 
desvio estratégico de proporções desastrosas. A política de união nacional, 
traduzida para as massas em expressões como “apertar a barriga” (Prestes) 
ou “apertar os cintos” – portanto, conter reivindicações salariais em nome 
do “progresso” – ou ainda “ordem e tranquilidade”, transmutou-se em mera 
colaboração de classes com a burguesia. 

Tratava-se, para o PCB, de fortalecer a burguesia para desenvolver o 
capitalismo; a revolução viria numa etapa posterior; o nacionalismo do partido 
passou a preponderar sobre o compromisso com a luta de classes. O PCB “tor-
nou-se um grupo de pressão comprometido com a tarefa de radicalizar a bur-
guesia contra o imperialismo norte-americano”49. Nesse contexto, não poucas 
greves passaram a ser entendidas como “provocações”. Havia em determi-
nados casos orgulho e jactância por brecar as paralisações, como quando o 
Movimento Unificador dos Trabalhadores (MUT) conseguiu fazer “gorar” a 
greve da Light no Rio de Janeiro, em novembro de 1945:

Telegramas procedentes da capital federal noticiaram ontem que, graças à 
ação do Movimento Unificador dos Trabalhadores, foi abortado um movi-
mento grevista que deveria ser declarado na Light. Esta não é a primeira vez 
que o MUT, empenhado em fazer com que o proletariado constitua de fato 
uma força ativa para a consolidação da Democracia em nossa Pátria, intervém 
no sentido de que seja evitado um clima de intranquilidade e de agitações, 
que facilitaria a atividade de círculos interessados em impedir a marcha nor-
mal do País para as eleições livres e honestas50.



25

A aplicação dessa política gerou conflitos nas bases sindicais dos comu-
nistas, e contradições difíceis de explicar, como o apoio dado pelo partido ao 
governo Dutra mesmo após a cassação em 194751.

Como já notou Hélio da Costa, o Hoje espelhou a ambiguidade da polí-
tica do PCB no tocante às greves52. Por um lado, o jornal amplifica a orienta-
ção de evitar greves: sem tergiversações, o MUT declara-se “contra as greves, 
pela ordem e pela tranquilidade”53. Por outro lado, Hoje abre suas páginas 
a inúmeras greves, oscila no tratamento dado a elas e, algumas vezes, cede 
mesmo à pressão dos trabalhadores que comparecem massivamente à redação 
para tratar do assunto.

As greves ocorridas em três grandes empresas estrangeiras – Light, 
Goodyear e Companhia City de Santos (City of Santos Improvement Co.) – 
mal se iniciara o ano de 1946, constituíram experiências privilegiadas da 
classe trabalhadora em alvoroço, mas aos olhos do PCB e do MUT pareceram 
pura provocação. Trabalhadores em greve foram acusados até de “integralis-
tas”, como neste título sobre a greve na Goodyear: “Agentes provocadores e 
integralistas tentaram paralisar os trabalhos e foram impedidos pela atitude 
ordeira dos operários da grande empresa”54. 

Hoje chegou mesmo a publicar reportagem de elogio a um grupo de 
fura-greves da Light, por se haverem mantido “fiéis à palavra de ordem: evitar 
greves, a todo transe”. O jornal não hesitou em estampar o assunto na quarta 
capa, incluindo uma fotografia, em quatro colunas, dos quatro operários que 
“evitaram que São Paulo ficasse às escuras”:

Responsáveis pela subestação da rua Riachuelo, não obstante a pressão, man-
tiveram-se fiéis à palavra de ordem: evitar greves, a todo transe – Quem são 
os homens aos quais os paulistanos devem o não ter interrompida a energia 
elétrica durante a greve da Light55.

No dia seguinte, o jornal concedeu tratamento inteiramente diverso à 
greve da City, empresa encarregada do serviço de bondes em Santos: “Espe-
ram os santistas ceda agora a Cia City às justas reivindicações dos seus traba-
lhadores”, estampou Hoje, acrescentando: “Voltaram ontem ao trabalho numa 
trégua para solução definitiva da greve a que deu motivo a intransigência da 
empresa empregadora”. Aqui, portanto – ao contrário do juízo emitido quanto 
ao movimento grevista na Light – as reivindicações mostram-se “justas”, e a 
empresa demonstrara “intransigência”. Ilustra a reportagem uma fotografia de 
um grupo de trabalhadores que aguarda, à noite, “nas oficinas de tráfego da 
empresa o momento de voltarem ao trabalho”56. Dois dias antes, o jornal já 



Nº 12, Ano 7, 201626

publicara matéria informando que o MUT de Santos “trabalha pela solução da 
greve dos trabalhadores da City”57.

Na edição de 5 de janeiro, apenas dois dias após o elogio aos fura-gre-
ves, Hoje voltou a dar destaque à greve da Light, porém de um modo bem 
diverso. A principal fotografia da capa, na sua metade superior, sugere que 
a reviravolta no tratamento pode ter sido provocada pela pressão in loco dos 
trabalhadores: eles aparecem em numeroso grupo na redação, dando declara-
ções a um repórter. A manchete principal, no alto da página – em caixa alta 
e dentro de um quadro – toma partido, claramente: “A Light desafia os traba-
lhadores”. “Motorneiros e condutores afastados do serviço”, informa o título 
sob a fotografia. O “abre” da reportagem procura conciliar a movimentação 
dos trabalhadores com a palavra de ordem do PCB: 

Vinte e seis condutores e motorneiros suspensos – o “polvo canadense” conti-
nua a fazer provocações – Interessada num clima de desordens e agitações – Os 
trabalhadores mantêm uma atitude firme – O abono virá – Importante procla-
mação – Ordem e tranquilidade, a palavra de ordem dos operários da empresa.

A preocupação de justificar, de explicar, de buscar razões que levaram 
os trabalhadores a fazer o que fizeram – entrar em greve, “último recurso” – 
aparecerá também no texto, na forma de uma espécie de preâmbulo:

Continua em foco a última greve dos trabalhadores da Light. Esta empresa, 
numa atitude de franca e aberta provocação contra os trabalhadores, prin-
cipalmente condutores e motorneiros, está suspendendo injustificadamente 
seus funcionários. 
Todo o mundo conhece o que é, nos dias de hoje, a vida de um assalariado. 
Vida de sacrifícios, de miséria, de penúrias, diante da alta dos preços. Todo 
o mundo sabe que os trabalhadores, com o que ganham, não podem manter 
um nível razoável de vida, pois o dinheiro está desvalorizado e com 800 ou 
mil cruzeiros mensais não é possível alimentar-se, vestir-se, manter os filhos 
na escola, comprar remédios, pagar aluguéis de casa, divertir-se de vez em 
quando etc.
Pois bem. Mesmo assim, o proletariado compreende, graças ao intenso tra-
balho de politização e esclarecimento do Partido Comunista do Brasil e do 
Movimento Unificador dos Trabalhadores, que as greves, as agitações, as de-
sordens, não são recomendáveis, neste momento, para a conquista de suas 
reivindicações. Somente como último recurso é que certos setores da classe 
operária apelam para a greve, a fim de defender suas mínimas conquistas. 
As associações de classe dos trabalhadores, porém, e o Partido Comunista 



27

indicam sempre o recurso da organização de comissões para entendimentos, 
indicam o Sindicato, indicam as autoridades do Departamento do Trabalho 
etc. para solucionar suas questões58.

O texto é todo ele marcado pela editorialização: o noticiário sobre o 
desenrolar do movimento dos trabalhadores é, dessa forma, devidamente en-
quadrado pela ótica vigente então no PCB, do qual, não resta dúvida, neste 
momento o jornal se faz porta-voz:

A greve dos trabalhadores da Light, desfechada precipitadamente sem antes serem 
utilizados os caminhos normais, foi, como se sabe, solucionada graças à inter-
venção da Comissão Pró-Aumento de Salários dos Empregados da Light e do 
Setor Profissional do MUT, apesar das afirmações contrárias dos reacionários 
e inimigos do povo. E se todos voltaram ao trabalho, normalizando a situação, 
foi porque o MUT, indicando o caminho da ordem, obteve, juntamente com 
os trabalhadores em greve, a promessa formal, da parte das autoridades do 
governo do Estado, particularmente do sr. Interventor, de que o abono lhes 
seria concedido59 (grifos nossos).

Independentemente da vontade do partido, ou dos critérios arbitrários 
que os dirigentes do MUT utilizavam ou para redimir uma greve ou para ati-
rá-la à infernal fogueira das “provocações”, independentemente de tudo isso 
a classe trabalhadora prosseguia em luta: Hoje fez a crônica desse momento. 
A edição de 5 de janeiro de 1946 é notável: em época na qual, em razão dos 
desdobramentos da Segunda Guerra Mundial, a cobertura dos acontecimen-
tos internacionais é intensa em todos os jornais, inclusive no próprio Hoje, o 
movimento operário efervescente simplesmente relegou a segundo plano o 
noticiário internacional da primeira e da quarta capas. 

Noticiava-se com destaque nesta edição, na quarta capa, a greve que 
parou milhares de trabalhadores da indústria de fiação e tecelagem, que bus-
cavam conquistar o chamado abono de fim de ano. Uma comissão de traba-
lhadores da Fiação e Tecelagem Saad visitou o jornal, que concedeu trata-
mento simpático à greve, fazendo questão de explicar, porém, que ela não era 
“obra dos comunistas”60:

Uma comissão de operários da Fiação e Tecelagem Saad S/A, estabelecida à 
rua Sorocabanos 517, esteve em nossa redação, a fim de nos comunicar que 
entraram em greve pacífica em sinal de protesto, e, também, em defesa dos 
seus direitos, pelo ínfimo abono de ano bom concedido por aquela indústria 
aos mil e tantos trabalhadores que compõe[m] o seu quadro de empregados. 



Nº 12, Ano 7, 201628

As consciências menos esclarecidas, e as de má fé, dirão: “Isso é obra dos 
comunistas. Cadeia para os comunistas e violências policiais para os grevis-
tas”. Entretanto, se as consciências menos esclarecidas – não nos referimos às 
de má fé, porque estas têm o máximo interesse na supressão das liberdades 
públicas – soubessem o quanto o Partido Comunista tem desenvolvido de es-
forços na solução ordeira desses problemas ocasionados pela crise econômica, 
não pensariam assim. Dariam carradas de razão às diretrizes traçadas pelo 
Partido e pelo Movimento Unificador dos Trabalhadores61.

A greve é, desse modo, reduzida a “problema ocasionado pela crise eco-
nômica”. Este texto é bem típico dos publicados pelo Hoje, mesclando caracte-
rísticas de artigo opinativo com outras próprias de uma reportagem. Primeiro 
se trata de balizar o assunto, enquadrá-lo nos moldes definidos pelo partido. 
Só depois é que aparecem os personagens de carne e osso. Assim, após afir-
mar que a “causa real desse surto grevista, que se estende por todo o país, de 
norte a sul, está na desvalorização do nosso dinheiro”, bem como na “política 
econômica adotada até aqui pelas sucessivas oligarquias que têm governado o 
Brasil”, o texto finalmente desce a alguns detalhes da greve:

A diretoria da fábrica concordou em conceder o abono, mas esse não satisfez 
a totalidade dos operários. Que fazer com 200 cruzeiros, se um par de sapatos 
custa 300; um terno de roupa mais de mil e assim por diante. O que esses 
operários ganham mal dá para manter a si e às suas famílias. Alegam os gre-
vistas que não procede a afirmação dos diretores de que tiveram prejuízo. E 
os gordos dividendos? E a construção de casas para aluguel? E outras provas 
visíveis de que essa desculpa não é cabível? 
“O pior – disse-nos um deles – é que um dos diretores tentou subornar um 
dos grevistas, para que abortasse o movimento, sendo imediatamente repeli-
da tal proposta reacionária. Aplaudimos o gesto do nosso companheiro. Uni-
dos venceremos. Estaremos unidos até a vitória final”.

O texto encerra-se com a informação benevolente, à moda de armís-
ticio e atribuída aos “visitantes” do jornal (a comissão de trabalhadores), de 
que “segunda-feira próxima irão ao Palácio, com a finalidade de solicitar do 
Interventor seus bons ofícios junto aos dirigentes da fábrica, para que sejam 
atendidos em suas justas pretensões”.62 

Bem diferente é a matéria publicada na quarta capa, que aborda as 
greves ocorridas em outras fábricas do setor têxtil. Trata-se de um texto mais 
próximo do que se convencionou chamar de reportagem. Embora prenda-se 
a uma única fonte, o presidente do sindicato dos trabalhadores, o texto é rico 



29

em informações sobre o movimento grevista. Quase não há editorialização ou 
opinião: a exceção mais óbvia é a crítica ao secretário de Segurança Pública:

Trabalhadores de diversas fábricas de fiação e tecelagem desta capital declara-
ram-se em greve, há dois ou três dias, em virtude das negativas das diretorias 
das fábricas em que trabalham de conceder o abono de fim de ano por eles 
pleiteado. As firmas, cujos operários deixaram o trabalho, iniciando assim 
uma greve pacífica de protesto contra a não concessão desse abono, são as 
seguintes: “Fábrica de Lonas Ltda”, “Fiação de Tecelagem de Juta S.A.” (Fá-
brica São Luis) “Companhia Industrial de Juta” (Fábrica São José), ambas no 
Ipiranga; “Companhia Brasileira de Linhas para Coser” e outras. 
Nesta última a greve foi solucionada, tendo já alcançado êxito a intervenção 
do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Fiação e Tecelagem que, aliás, 
tem acompanhado de perto estas greves, havendo entrado em entendimentos 
com os patrões das diversas fábricas para a solução do movimento. No que 
diz respeito ao surto verificado na “Companhia Brasileira de Linhas”, ficou 
acertado que os trabalhadores receberiam trezentos cruzeiros (para os maio-
res de 18 anos) e para os menores de 18 anos seria dado um abono de cento 
e cinquenta cruzeiros. Além disso, todos eles passariam a ter um aumento de 
10% no salário a partir de 16 de janeiro.
NÃO QUEREM DAR O ABONO
Quanto à greve da Fábrica São José, e que ainda perdura, a reivindicação dos 
trabalhadores é, além do abono – que não estipularam, deixando a cargo da 
direção determinar sua importância – um aumento de ordenado, conforme 
nos esclareceu o sr. Domingos Mano, presidente do Sindicato dos Trabalha-
dores na Indústria de Fiação e Tecelagem, que tem estado em permanente 
contato com todas as fábricas em que a greve foi declarada. 
Acrescentou o nosso informante que a direção da referida fábrica, quando de 
sua visita como mediador na questão, mostrou-se intransigente, afirmando 
que prefere ficar com a fábrica parada a conceder o abono. E tampouco dará o 
aumento. Alega, para isso, que a juta, artigo com que trabalha a fábrica, é con-
trolada pela Coordenação da Mobilização Econômica63, o que não lhe oferece 
um lucro nas mesmas proporções que o verificado com outras indústrias de 
tecidos, que não são controladas por aquele órgão federal. [...]  
SÓ A BONIFICAÇÃO
Os trabalhadores da “Fábrica São Luis” só pretendem o abono de fim de ano. 
Não fazem como os da outra fábrica, que afirmam que já que a bonificação 
de fim de ano não pode ser dada por lei, desejam, então, aumento de salá-
rio. Estes últimos ficam em casa, esperando unicamente a gratificação. Mas a 
gratificação não vai sair, conforme responderam os diretores desta fábrica ao 



Nº 12, Ano 7, 201630

presidente do sindicato de classe. Os operários da “Fábrica São José” desejam 
um reajustamento de ordenados, pois são pagos à razão de dezoito a vinte 
cruzeiros por peças que produzem: desejam nivelar os ganhos. Além disso, 
os operários destas duas fábricas de juta, quando procuraram a gerência para 
reivindicar o abono, foram mal tratados e até expulsos. Enquanto não sair a 
gratificação eles não pretendem voltar ao trabalho – e a direção afirma que a 
gratificação não sairá. Teremos, então, fábricas paradas, como tudo faz crer. 
TRABALHADORES PRESOS
Na greve da “Fábrica de Lonas Ltda.”, à rua Henrique Dias 83, a polícia in-
terferiu, prendendo numerosos trabalhadores que deixavam o serviço. Não se 
compreende que o secretário da Segurança Pública consinta em que os gre-
vistas fossem encarcerados por reivindicarem o que julgam de direito, pelos 
meios que a democracia lhes lega, como a greve, por exemplo.
Com a ação do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Fiação e Tecela-
gem, os operários foram soltos, com exceção de um, Gregório da Silva, que, 
não se sabe porque, ainda continua preso.
Nessa firma, uma parte dos trabalhadores já está trabalhando, não se sabe se 
por imposição da polícia ou se por promessa de serem atendidos no pedido 
do abono, que até hoje, dia 5, ainda não apareceu. 
OUTRAS GREVES
Na “Fábrica de Rendas Alexandre Davi”, à rua Cipriano Barata, no Ipiranga, 
os operários pediram, além do abono, um aumento de vinte por cento. O 
Sindicato estava tratando do caso e os patrões ofereceram dez por cento. Fica-
ram, patrões e operários, de estudar as propostas e contrapropostas64.

O noticiário da greve dos têxteis incluiu, ainda, um editorial que ataca 
duramente os empresários do setor – o que em certa medida discrepa da linha 
de conciliação de classes então pregada pelo PCB. Significativamente intitulado 
“Manobras reacionárias contra o povo”, esse texto comenta uma reunião que 
teria ocorrido na sede do Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem, na qual 

[...] elementos de grande destaque dessa organização patronal teriam pro-
posto a todos os seus colegas que resistissem com todas as suas forças às 
reivindicações dos operários com referência a aumento de salário. Na mesma 
ocasião teria ficado bem claro que as chamadas “classes produtoras” – quer 
dizer, os homens dos lucros extraordinários – não devem contar no momento 
senão com um forte apoio do aparelhamento de reação policial, uma vez que, 
segundo eles, o ministro do Trabalho não se tem manifestado muito disposto 
a apoiar as pretensões patronais. Por outro lado, os patrões mais reacioná-
rios prometeram empreender uma campanha visando impedir a realização 



31

do Congresso Sindical do Estado de São Paulo, cujo início está marcado para 
o dia 9 deste mês, sob o pretexto de que o momento não é oportuno para a 
concentração proletária desse vulto. Evidentemente, não poderá passar sem 
os mais enérgicos protestos o estabelecimento de medidas tão reacionárias 
como as que acima referimos65.

“A situação da indústria de tecelagem é excepcional”, argumenta o 
jornal. “Foram os homens que mais ganharam no Brasil, durante a guerra, 
em proporções jamais alcançadas em nossa história econômica”, acrescenta, 
lembrando que os contratos celebrados após a guerra com a UNRRA (Admi-
nistração de Assistência e Reabilitação das Nações Unidas – United Nations 
Relief and Rehabilitation Administration)66 e com países europeus “garantem, 
ainda, a produção de tecidos e roupas em proporções elevadas, deixando mar-
gens superiores aos lucros verificados antes de 1939”:

Assim, dando apenas um ou dois aumentos mais ou menos sofríveis durante 
os seis anos de guerra, garantidos, ademais, por leis de exceção que obriga-
vam os operários a permanecer nas fábricas, esses industriais contam com 
mão de obra remunerada com salários não satisfatórios, se lembrarmos, por 
exemplo, que somente os fabricantes de casimiras abaixaram agora 10 por 
cento nos preços de seus produtos – obrigados por lei – e que os chamados 
“tecidos populares” jamais eram encontrados pelo povo. E os operários são os 
primeiros consumidores dos artigos dos seus patrões.67 

Em conclusão: admirável experiência

A preocupação do Partido Comunista do Brasil (então PCB) em comba-
ter a hegemonia burguesa no âmbito das realizações culturais e da comunica-
ção social materializou-se num aparato de imprensa que colheu significativos 
êxitos nos campos político e cultural. Antonio Rubim já chamara a atenção 
para a importância política e social da “ampla rede de jornais e revistas” mon-
tada pelo PCB, bem como para a novidade representada pela criação da agên-
cia noticiosa Interpress.68

O presente trabalho procurou demonstrar que um dos mais importan-
tes jornais dessa rede, o diário Hoje, constitui-se como aparelho privado de 
hegemonia e torna-se – mesmo assediado permanentemente pela repressão 
política – uma notável experiência de contra-hegemonia. No Brasil dos anos 
1940, a sociedade civil é complexa o bastante, isto é: suficientemente “oci-
dentalizada”, comportando toda uma variedade de aparelhos privados de he-
gemonia (APHs), capazes de produzir e difundir ideologias: não só a Igreja, 



Nº 12, Ano 7, 201632

que se desvinculara do Estado décadas antes, mas instituições outras como 
os partidos políticos, os jornais (vários criados no século XIX), as entidades 
corporativas ou assemelhadas como a OAB e a ABI, as organizações criadas 
pela burguesia industrial, como a Fiesp, o Senai e o Sesi, os sindicatos de 
trabalhadores etc. É nesse contexto que Hoje se movimenta, com relativo 
sucesso.

Obviamente, o profundo vínculo com o PCB condicionou a existência 
do jornal. Esse vínculo manifestava-se tanto na orientação editorial (conteú-
do, forma e linguagem dos textos publicados) como na composição das suas 
equipes de jornalistas e gráficos, a maioria dos quais era de profissionais69 – 
ao menos na fase inicial – porém ligados ao partido por convicções políticas e 
por uma trajetória de militância.

Hoje acompanhou as variações da linha política do partido, à direita e 
à esquerda. Assim, nos primeiros anos de vida, entre outubro de 1945 e fins 
de 1947, defendeu a linha de união nacional com Vargas, e depois com Dutra. 
Entre 1948 e 1952, no entanto – tendo já o PCB passado pela dolorosa expe-
riência da cassação do registro legal e dos mandatos de seus parlamentares – o 
jornal inclinou-se para uma radicalização política, vista por contemporâneos 
como sectária, consoante com a letra e o espírito dos manifestos de janeiro 
de 1948 (“Manifesto de Abril”) e de agosto de 1950 (“Manifesto de Agosto”). 

Convencida de que a união nacional era indispensável à democracia 
mesmo após o final da Segunda Guerra Mundial; de que era preciso apoiar a 
burguesia nacional para com isso desenvolver o capitalismo; e de que só uma 
política de “ordem e tranquilidade” poderia assegurar tais condições, e provar 
às elites do país o compromisso dos comunistas com a “solução ordeira e pa-
cífica” dos problemas brasileiros, nos anos de 1945 e 1946 a direção do PCB 
enveredou pela senda da colaboração de classes e do nacionalismo puro e 
simples ao recomendar à classe operária que se abstivesse de promover greves 
e de provocar “desordens”.

Essa orientação foi seguida pelo Hoje, porém de forma contraditória à 
medida que o jornal, situado no epicentro da movimentação operária, recebia 
as pressões dos próprios trabalhadores em greve. Aos poucos, a presença das 
greves avoluma-se nas páginas do diário comunista. O jornal mostrou-se assim 
permeável à influência da classe operária, em momento de ascenso desta, que 
buscava recuperar os direitos e o poder aquisitivo perdidos durante a guerra.

Interessado em implantar medidas econômicas que desmontassem os 
aspectos nacionalizantes da política de Vargas, e abrir a economia do país 
ao capital estrangeiro, Dutra mostra sintonia com as reivindicações dos in-
dustriais, alarmados com a crescente mobilização dos operários. Seu decreto 
antigreve, que atropela a Assembleia Nacional Constituinte, é de março de 



33

1946. A partir daí serão tomadas medidas cada vez mais duras contra tra-
balhadores, sindicatos e o PCB. É nesse contexto que se situa a repressão 
violenta ao Hoje e às demais publicações comunistas, como a Tribuna Popular, 
a Folha do Povo, O Momento, a Tribuna Gaúcha. Esses APHs tentam sobreviver, 
assim, em condições adversas: o regime exerce o terrorismo de Estado, prefere 
a coerção ao exercício de hegemonia sobre a sociedade.

A pesquisa atestou que o desempenho propriamente jornalístico de Hoje 
não ficou a dever (ao menos na fase inicial, na qual se concentrou este estudo) 
aos diários com os quais concorria. Mostrou competência técnica na maior 
parte dos quesitos que constituem um jornal: qualidade do papel; variedade 
temática da cobertura noticiosa; textos, títulos, imagens (fotografias, ilustra-
ções); características de composição e impressão. De fato, Hoje só se situa em 
clara situação de inferioridade na comparação com a quantidade de páginas 
editoriais e o volume de publicidade dos concorrentes. Mesmo assim, devem 
ser destacados os resultados obtidos pelo diário na venda de publicidade70.

O jornal demonstrou pragmatismo tanto em relação ao tipo de anun-
ciantes quanto ao local de publicação dos anúncios nas suas edições, por 
exemplo, com certa frequência publicou anúncios de cigarros na capa do 
jornal71. Hoje procurou, assim, viabilizar aquela que parecia ser, já naque-
la época, a maior fonte de receitas de um jornal. Os principais fatores de 
frustração desse objetivo não eram de natureza comercial, mas política: as 
seguidas proibições e apreensões, que interrompiam a circulação do jornal 
fazendo cair os índices de venda e leitura; as pressões sobre empresas dis-
postas a colaborar com o jornal, documentadas na pesquisa; e o próprio 
fato de que Hoje, por sua temática e orientação editorial, colocava-se num 
campo antagônico ao dos potenciais anunciantes. 

A ousada iniciativa comunicacional do PCB nas décadas de 1940 e 
1950, liderada por seus jornais diários, não encontrará paralelo nas décadas 
posteriores, nem dentro do partido nem fora dele. No início da década de 
1960, apesar do ascenso do movimento de massas, o PCB – que se torna, en-
tão, Partido Comunista Brasileiro – não se mostra disposto ou não procura re-
construir o antigo aparato de comunicação de massa. Depois do golpe militar 
de 1964, sofrerá um processo de fragmentação interna e crescente desgaste. 
O surgimento, em 1967, da Dissidência Comunista, que dará origem à Ação 
Libertadora Nacional (ALN) de Carlos Marighella e Joaquim Câmara Ferreira, 
e de outros grupos menores, enfraquece o “Partidão”. 

Por outro lado, a Ditadura Militar decidiu não poupar o PCB, apesar da 
opção do partido pela linha do trabalho de massas, e não pela luta armada. Nos 
anos 1974-75, a repressão política torturou e executou cruelmente alguns dos 
mais experientes quadros do PCB, liquidando metade de sua direção nacional. 



Nº 12, Ano 7, 201634

Os jornalistas profissionais ligados ao partido, ainda que atuassem legalmente, 
foram um dos alvos da chamada “Operação Jacarta”, que resultou no assassi-
nato de Vladimir Herzog, diretor de jornalismo da TV Cultura de São Paulo. 

No ambiente de Terrorismo de Estado, nem mesmo a imprensa comer-
cial, burguesa, gozava de liberdade total, portanto, os agrupamentos partidá-
rios de esquerda se limitavam a produzir e fazer circular, a duras penas, suas 
publicações clandestinas, de circulação restrita. Ao mesmo tempo, surgiu 
uma criativa e vigorosa imprensa contra-hegemônica, a “imprensa alternati-
va”, constituída por periódicos que rapidamente se tornaram uma referência 
de oposição ao regime militar (e foram por ele perseguidos). Semanários como 
O Pasquim, que chegou a vender 300 mil exemplares por edição, Opinião e 
Movimento e mensários como Coojornal marcaram época. 

Após a anistia de 1979, o PCB encontra-se avariado. No exílio, sua direção 
inclina-se cada vez mais a uma composição com setores da ditadura militar. 
Resultam em fracasso as tentativas de reunificação interna. Prestes constitui um 
polo à esquerda e rompe com o partido. O PCB ainda consegue lançar candidato 
próprio à eleição presidencial de 1989, mas em seguida a ala mais à direita preva-
lece e acaba dissolvendo a legenda para criar o Partido Popular Socialista (PPS), 
uma contrafacção do antigo “Partidão”. Por fim, grupos à esquerda conseguem 
refundar o PCB, cujo peso político atual é relativamente pequeno. 

Nesse mesmo período, ou seja: a partir da década de 1980, o Parti-
do dos Trabalhadores (PT) torna-se o agrupamento hegemônico da esquerda 
brasileira. Ao longo de décadas, acumula força social, política e institucional 
inédita, conquistando sucessivamente prefeituras de capitais, governos esta-
duais, numerosas bancadas parlamentares e a Presidência da República. Con-
tudo, diferentemente do antigo PCB, o PT jamais se preocupou em montar 
um complexo próprio de comunicação de massa, à altura do papel que passou 
a desempenhar na sociedade e nas instituições de Estado. 

Obviamente, o panorama tecnológico das mídias de massa mudou muito 
desde a época dos jornais diários do PCB. O rádio, que já possuía grande in-
fluência, hoje a amplia por meio de grandes redes. A TV, surgida no final dos 
anos 1950, consolidou-se durante a ditadura militar e chegou aos anos 1980 e 
1990 como a mídia eletrônica de massas por excelência, com enorme poder de 
forjar consensos e ditar a agenda política. A internet, e as variadas mídias digi-
tais que comporta, “explodiram” nas últimas décadas do milênio e chegaram ao 
século XXI parecendo rivalizar com a TV no seu alcance. As mídias impressas, 
embora também tenham se beneficiado de avanços tecnológicos (como os in-
corporados à indústria gráfica, mas não só), entraram em declínio, reduzindo 
tiragens. Porém, ainda exercem forte influência político-ideológica, inclusive 
sobre os demais meios, com os quais intercambiam conteúdos.



35

O PT experimentou, de diferentes modos, a maioria dessas mídias, 
mas, por razões que não cabe aprofundar aqui, preferiu não construir um sis-
tema próprio de meios permanentes de comunicação, de grande alcance, nem 
voltados para seus filiados e apoiadores nem dirigidos à sociedade.72 Portanto, 
ao menos por enquanto, a “experiência midiática” do antigo PCB continua 
singular no Brasil. 

RESUMO
A preocupação do Partido Comunista do Brasil (então PCB) em combater a 
hegemonia burguesa materializou-se num aparato de imprensa que colheu 
significativos êxitos nos campos político e cultural. O presente trabalho pro-
curou demonstrar que um dos mais importantes jornais dessa rede, o diá-
rio Hoje, constitui-se como aparelho privado de hegemonia e torna-se uma 
notável experiência de contra-hegemonia. Hoje acompanhou as variações da 
linha política do partido, à direita e à esquerda, porém de forma contraditó-
ria à medida que o jornal, situado no epicentro da movimentação operária, 
recebia também as pressões dos próprios trabalhadores. A ousada iniciativa 
comunicacional do PCB nas décadas de 1940 e 1950, liderada por seus jor-
nais diários, não encontrará paralelo nas décadas posteriores, nem dentro do 
partido nem fora dele.
 

PALAVRAS-CHAVE
Jornal Hoje (1945-1952); Partido Comunista do Brasil (PCB); imprensa e movi-
mento operário; hegemonia e contra-hegemonia; comunicação e cultura.

On the pages of Hoje: the PCB daily newspaper and its anti-hegemonic nature

ABSTRACT
The necessity for the PCB (Partido Comunista do Brasil, or Brazil’s Commu-
nist Party) to fight the hegemonic bourgeoisie materialized in a printed publi-
cation that collected significant merits in the political and cultural fields. The 
present work sought to demonstrate that one of the most important newspa-
pers in this network, Hoje, is laid as a private asset of hegemony that also be-
comes a remarkable anti-hegemonic experience. Hoje has followed the many 
variations in political tone that the party has undergone, to the right and left 
wings, however in a contradictory manner as long as the journal, situated in 
the epicenter of the labor movements, also received pressure from the work-
ers themselves. PCB’s bold communicational initiative, around the decades of 
1940 and 1950, led by their daily newspapers, will not be paralleled in the 
following decades, inside or outside of the party.
 

KEYWORDS
Hoje Newspaper (1945-1952); Brazil’s Communist Party (PCB); press and la-
bor movements;  hegemony and anti-hegemony; communication and culture.



Nº 12, Ano 7, 201636

 NOTAS

1. Este artigo é um resumo, com as devidas adaptações e atualizações, da tese de douto-
rado Comunicação, cultura de esquerda e contra-hegemonia: o jornal Hoje (1945-1952), de-
fendida pelo autor na ECA-USP em 2006, sob orientação do professor Celso Frederico.

2. O autor é jornalista profissional, mestre em História (Unesp) e doutor em Ciências 
da Comunicação (USP). Na década de 1980, atuou nos jornais alternativos Nanico e 
Resistência, ambos de Belém (PA). Editor da Revista Adusp, da Associação dos Docentes 
da USP, e colaborador do jornal Página 13. Contato do autor: pedro.pomar@gmail.com

3. FALCÃO, João. O Partido Comunista que eu conheci (20 Anos de Clandestinidade). 
Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1988, p. 267.

4. Na década de 1940, circulavam 14 diários na capital paulista. Os principais jor-
nais comerciais eram o Estado de S. Paulo (o de maior tiragem: 110 mil exemplares), 
os Diários, as Folhas, Gazeta, A Noite e A Hora.

5. POMAR, Pedro E.R. Os aparatos de comunicação de massa e a luta pela hegemonia 
no Brasil. Lutas Sociais, n. 19/20, 2008, p. 80.

6. Além das citadas: Recife (Folha do Povo), Fortaleza (O Democrata), Goiânia (O Esta-
do de Goiás), Vitória (Folha Capixaba) e Porto Alegre (Tribuna Gaúcha).

7. Os aparatos de comunicação de massa e a luta pela hegemonia no Brasil. Lutas 
Sociais 19/20 (2008), p. 89.

8. Relatório de 25/7/1946 do investigador Geraldo Lucchetti. Arquivo Público do 
Estado do Rio de Janeiro (Aperj). 

9.  Relatório de 15/8/1946, do inspetor Silva Jr., assinado pelo detetive Felippe Glei-
chman. O policial salientou que na Tribuna também se encontravam Cayres de Brito, 
Osvaldo Pacheco, Agildo Barata e Aydano do Couto Ferraz. Aperj. 

10. CHAVES NETO, Elias. Minha vida e as lutas de meu tempo. São Paulo: Alfa-Ome-
ga, 1977, p. 94. 

11. Diário da Noite, 28/12/1950. Receberam a polícia à bala nas oficinas do jornal 
Hoje/Condenados a um ano de detenção um ex-deputado, o diretor do jornal e um 
jornalista. Também A Gazeta, 28/12/1950.

12. Processo instaurado pelo Ministério da Guerra e pela Auditoria da 2ª RM. 30Z74 
(4) 421- 560 f. 147, cópias.

13. Depoimento concedido ao Autor, 2004.

14. CHAVES NETO, Elias.   Op. Cit., p. 114.

15. DARNTON, Robert; ROCHE, Daniel (Orgs.). Revolução impressa: a imprensa na 
França 1775-1800. São Paulo: Edusp, 1996, p. 15.

16. COUTINHO, Carlos N. Gramsci: um estudo sobre seu pensamento político. Rio 
de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999, p. 125.



37

17. Hoje, 17/11/1945, p. 1. Yedo Fiuza – candidato do povo.

18. Hoje, 25/11/1945, p. 5. Yedo Fiuza é um verdadeiro amigo dos trabalhadores.

19. Hoje, 25/11/1945, p. 6. O povo sabe atender com presteza aos apelos de seu líder. 
(O título sugere um trocadilho de gosto duvidoso.)

20. Hoje, 28/11/1945, p. 8. Candidatos do Povo.

21. Hoje, 6/1/1947, p. 1. Adhemar de Barros é o candidato do PCB ao governo do 
Estado.

22. Hoje, 7/1/1947, p. 1. O Partido Comunista não faz conchavos.

23. Hoje, 7/1/1947. Caíram em desespero as forças reacionárias.

24. Hoje, 8/1/1947, p. 5. 

25. Hoje, 15/1/1947, p. 5. Vá ouvir Adhemar de Barros, o candidato que não faz 
“cambalachos”...

26. Hoje, 16/1/1947, p. 1. Mais de meio milhão no comício União para a Democracia.

27. Hoje, 3/1/1947, p. 1. Salve Cavaleiro da Esperança/Prestes faz anos hoje.

28. Hoje, 17/1/1947, p. 1.

29. Hoje, 18/1/1947, p. 1. São Paulo nas urnas com Prestes e Adhemar unidos para o 
progresso e a democracia. Ver também editorial de capa: A aliança da vitória.

30. Hoje, 8/1/1947, p. 1. A História do ‘seu’ Belarmino... 

31. Hoje, 8/1/1947.

32. Ibidem.

33. Hoje, 22/1/1947, p. 6.

34. Hoje, 7/10/1946.

35. Hoje, 2/10/1946, p. 8.

36. Hoje, 12/10/1946, p. 8.

37. Hoje, 2/10/1946, p. 8.

38. Hoje, 12/10/1946, p. 8.

39. Hoje, 17/10/1946, p. 8. Foi tomada de assalto pela polícia a sede do Sindicato dos 
Tecelões de Sorocaba.

40. Hoje, 21/10/1946, p. 1. Os operários da Goodyear paralisaram o trabalho para 
participar de uma assembléia do Sindicato.

41. Hoje, 1/10/1946, p. 1. Os tubarões são donos de poderosa rede...

42. Hoje, 2/8/1947, p. 8.

43. Hoje, 2/10/1946, p. 1.

44. Hoje, 2/10/1946, p. 8.



Nº 12, Ano 7, 201638

45. Hoje, 1/10/1946.

46. Hoje, 13/10/1946, p. 8.

47. Ibidem.

48. Hoje, 28/10/1946, p. 5. Dois civilizados “apatacados” roubam as terras dos índios 
do Bananal.

49. CHILCOTE, Ronald H. Partido Comunista Brasileiro: conflito e integração. Rio de 
Janeiro: Graal, 1982, p. 307.

50. Hoje, 1/11/1945, p. 4. A intervenção do MUT faz gorar uma greve da Light, no 
Rio de Janeiro.

51. POMAR, Pedro Estevam da Rocha. A Democracia intolerante. Dutra, Adhemar e a 
repressão ao Partido Comunista (1946-1950). São Paulo;  Arquivo do Estado, 2002, 
p. 89. 

52. COSTA, Hélio da. Em busca da memória – Comissão de Fábrica, Partido e Sindi-
cato no Pós-Guerra. São Paulo: Scritta, 1995, p. 8.

53. Hoje, 28/11/1945, chamada de capa. Vale conhecer a opinião crítica de um im-
portante membro da redação do Hoje sobre o papel do MUT às vésperas da greve da 
Fábrica Calfat: CHAVES NETO, Elias.   Op. Cit., p. 88.

54. Hoje, 2/1/1946, p. 8. A “Célula Brasil” evitou uma greve na Goodyear [sic].

55. Hoje, 3/1/1946, p. 12. Evitaram que São Paulo ficasse às escuras.

56. Hoje, 4/1/1946, p. 12.

57. Hoje, 2/1/1946, p. 12.

58. Hoje, 5/1/1946, p. 1. Motorneiros e condutores afastados do serviço.

59. Ibidem.

60. Hoje, 5/1/1946, p. 5. Estão em greve os operários da Fiação e Tecelagem Saad SA. 
Também foto e texto-legenda na p. 12.

61. Ibidem.

62. Ibidem.

63. Coordenação da Mobilização Econômica. 

64. Hoje, 5/1/1946, p. 12. Em greve milhares de trabalhadores na indústria de fiação 
e tecelagem.

65. Hoje, 5/1/1946, p. 12-2. Manobras reacionárias contra o povo.

66. Administração de Assistência e Reabilitação das Nações Unidas (United Nations 
Relief and Rehabilitation Administration).

67. Hoje, 5/1/1946, p. 12 e 2. Manobras reacionárias contra o povo.

68. RUBIM, Antonio Albino Canelas. Partido Comunista: cultura e política cultural. 



39

Tese de Doutorado. São Paulo: USP, 1986, p. `50.

69. Para um entendimento contrário, ver: CHAVES NETO, Elias.  Op. Cit., p. 87.

70. Montamos uma semana composta, ou semana montada, com o intuito de iden-
tificar regularidades em determinados aspectos do Hoje. A semana compreendeu 
as seguintes datas: 1/11/1945, quinta-feira (primeira edição disponível na coleção 
do Arquivo do Estado de São Paulo); 9/11/1945, sexta-feira; 17/11/1945, sábado; 
25/11/1945, domingo; 5/1/1946, sábado; 14/1/1946, domingo. (O planejamento ini-
cial incluía as edições de 4/12/1945, terça; 12/12/1945, quarta; 20/12/1945, quinta; 
e 28/12/1945, sexta, perfazendo duas semanas. No entanto, o Arquivo Público do 
Estado de São Paulo não possui exemplares de dezembro de 1945). O levantamento 
revelou: número expressivo de reportagens; publicação acentuada de “notícias”, so-
bretudo de agências noticiosas internacionais; uso relevante de fotografias; baixa uti-
lização de ilustrações; padrão regular de titulação de matérias; cobertura acentuada 
do movimento operário e sindical, lutas populares, PCB, acontecimentos internacio-
nais, esportes e fatos culturais; publicidade em quantidade e qualidade apreciável, 
ainda que em volume inferior ao visto nos diários tradicionais.

71. Por exemplo: com certa frequência, publicou anúncios de cigarros na capa do 
jornal.

72. No artigo Os aparatos de comunicação de massa e a luta pela hegemonia no Brasil 
são esboçadas algumas explicações para este fato. Lutas Sociais 19/20 (2008), p. 89.


