Notícias

EDITAL DE CHAMADA DE ARTIGOS

DOSSIÊ: DEMOCRACIA E DIREITOS DOS TRABALHADORES NO BRASIL

São Paulo, 05 de maio de 2023

Está aberta a chamada pública de artigos para a revista Perseu: História, Memória e Política, que volta à circulação em seu vigésimo número!

Dada a importância da história e da memória nas disputas políticas do presente, esta revista se constitui como espaço de circulação da produção acadêmica, no campo da História e das Ciências Sociais, comprometida politicamente com a emancipação da classe trabalhadora. Ainda que existam sólidos grupos acadêmicos, de caráter regional e nacional produzindo e discutindo temáticas acerca das lutas dos trabalhadores e trabalhadoras pela conquista dos direitos civis, políticos e sociais, a difusão destes estudos não é proporcional à produção, por isso a importância de Perseu!

Vivenciamos um momento político em que uma série dos direitos conquistados pelos trabalhadores e trabalhadoras e que estavam aparentemente consolidados, como os direitos trabalhistas, encontram-se extintos ou ameaçados. Tal fenômeno evidencia o quanto essas conquistas são, por força da ordem, parciais e provisórias, mas também construídas e conquistadas. Se por um lado o discurso sobre os avanços hoje se choca diante dos passos atrás, o estudo da história da classe trabalhadora recoloca o conflito no centro do processo histórico, contribuindo para que a esquerda mais uma vez questione a noção evolutiva hegemônica. A nossa história é de luta, e também a ordem vigente é provisória, e cada conquista e organização dos trabalhadores pressiona por mudanças e rupturas.

A adesão à democracia com a luta pelas reformas estruturais, a mobilização das massas com ação social disputam o percurso da democracia brasileira. Quanto mais direitos, mais democracia. Quanto maior justiça, igualdade, maiores as garantias de participação democrática. O seu inverso é verdadeiro. Quanto maiores os índices de desigualdade, pobreza, escassez, falta de direitos e acesso à saúde, educação, informação e cultura, mais apartados estamos de um Estado Democrático.

Cada um dos direitos trabalhistas foi conquistado por meio da mobilização de gerações de trabalhadoras e trabalhadores, a começar pelo próprio 1º de maio, reconhecido como Dia do Trabalhador ainda no começo do século XX, a luta pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que neste ano completa 80 anos; passando pelas lutas pelo Abono de Natal (o atual 13º), a resistência a legislações abusivas como as que definiam restrições à aplicação do dissídio anual, luta pela redução da jornada de trabalho, a luta das mulheres pela licença maternidade, entre outras. Também a justiça do trabalho tem papel e importância na aplicação e vigilância dos direitos trabalhistas.

Desta maneira, convidamos autoras e autores a difundirem suas pesquisas colaborando com nosso próximo Dossiê: DEMOCRACIA E DIREITOS DOS TRABALHADORES NO BRASIL.

As colaborações são compostas de artigos inéditos de autores convidados, além de textos inéditos enviados espontaneamente nas condições e prazos estabelecidos por este edital, em conformidade com as Normas de Redação, disponível em nossa página. O material recebido será avaliado por pareceristas ad hoc, aos quais cabe a decisão referente à oportunidade ou não da publicação das contribuições recebidas.

O prazo para o envio de artigos e resenhas é 31 de julho de 2023. O endereço para o envio das contribuições é revistaperseu.fpabramo.org.br.

Quaisquer dúvidas, problemas técnicos ou questionamentos sobre a submissão dos artigos podem ser enviados para o endereço: [email protected].

Salientamos que, além dos artigos relacionados aos temas dos Dossiês, PERSEU recebe regularmente contribuições às demais seções da revista, incluindo artigos, resenhas, textos e comentários acerca de fontes e arquivos relacionados com a linha editorial da revista.