“tudo depende da raiva e da alegria”: Os cantores de intervenção na Revolução de Abril

  • João Madeira
Palavras-chave: Canção de Intervenção, Revolução, Cultura Popular

Resumo

A moderna canção de intervenção exprime-se a partir de meados dos anos 60, sob o impacto da repressão, das condições de miséria em que vive o povo e da guerra colonial. Adquire nos últimos anos da ditadura um importante papel na resistência e na mobilização popular contra o regime, com uma geração de cantores no interior do país e no exílio, sobretudo em França.

A unidade antifascista cimentava a unidade dos cantores de intervenção, ainda que no processo de diferenciação política e ideológica à esquerda muitas das polémicas e dissidências se reflectissem no modo como esses cantores eram apreciados por sectores operários e estudantis, sobretudo jovens e em radicalização acentuada.

O derrube da ditadura a 25 de Abril de 1974 veio aprofundar esse processo de diferenciação e originou uma reconfiguração desse campo com alinhamentos fortes, marcados pelas opções políticas e ideológicas, ainda que nessa pluralidade de expressões e entendimentos, a vontade de resgatar a cultura de raiz popular e de fazer da canção uma arma ao serviço da emancipação social constituísse preocupação comum.

Seção
Dossiê