Nosso voto nada modificará. E não obstante, em outro sentido pode modificar tudo. Pois estamos dizendo que esses valores, e não aqueles, são os que tornam a história significativa para nós, e que esses são os valores que pretendemos ampliar e manter em nosso próprio presente. (E. P. Thompson. A miséria da Teoria. Rio de Janeiro : Zahar, 1981, p. 53)

 

PERSEU: História, Memória e Política foi idealizada como veículo para a difusão de pesquisas e reflexões sobre a história da esquerda contemporânea. Este espaço, por ser criado no interior do Centro Sérgio Buarque de Holanda (CSBH) da Fundação Perseu Abramo (FPA) - centro de documentação e memória que abriga o arquivo histórico do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) e acervos relacionados - tem  algumas características singulares, que diferenciam PERSEU de outros periódicos de difusão da produção acadêmica. Temos a oportunidade de acolher estudos que conciliem, aberta e democraticamente, o rigor necessário à produção de conhecimento e o engajamento político, que no mais é intrínseco ao ofício do historiador e do cientista social.

Nesse sentido, PERSEU vem se consolidando como uma referência para a difusão do conhecimento produzido de forma comprometida com a luta dos trabalhadores e trabalhadoras pela conquista dos direitos civis, políticos e sociais, conforme apontava a descrição da temática que seria privilegiada pelo periódico, já na apresentação de seu primeiro número em 2007. A proposta enfrenta a noção de imparcialidade técnica que se impõe frequentemente como “medida de qualidade” do conhecimento. Isso resulta em aparente despolitização do exercício da produção de conhecimento, modelo autoritário e que tem se imposto através do controle de recursos destinados às etapas desta produção, dentre as quais se inclui a sua circulação. Consolidar-se como espaço de debate rigoroso e comprometido com um projeto político amplo e de longo prazo, é, portanto, um importante desafio diante da escalada autoritária e da instabilidade política que vivemos, e que afeta todo o sistema de produção e difusão de conhecimento em âmbito nacional.