O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Autorizo a Fundação Perseu Abramo a publicar impresso e online, sem ônus, no periódico PERSEU: História, Memória e Política – Revista do Centro Sérgio Buarque de Holanda da Fundação Perseu Abramo, de ISSN 1982-4289, o artigo de minha autoria que ora submeto à avaliação.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto tem até 25 páginas, fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, margens 3 cm superior e esquerda, 2 cm inferior e direita.
  • O texto apresenta resumo e abstract, cada um com até 650 caracteres ou dez linhas; palavras-chave e keywords com até quatro descritores cada; e título do artigo em inglês.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.

Diretrizes para Autores

NORMAS DE REDAÇÃO

 Artigos

Os artigos, inéditos (independentemente de suporte), devem ser apresentados em versões eletrônicas compatíveis com o Open Office, e corresponder ao seguinte formato: 

  1. Até 25 páginas, fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, margens 3 cm superior e esquerda, 2 cm inferior e direita
  2. Identificação do autor abaixo do título, incluindo, em nota de fim: instituição à qual se vincula e seu endereço eletrônico para contato, bem como, se houver, a agência de fomento que lhe dedica apoio financeiro.
  3. Citações diretas: as menores do que três linhas permanecem no corpo do texto, entre aspas. As que ultrapassam três linhas, isolar do corpo do texto, inserindo recuo de 4 cm e reduzindo a fonte para tamanho 11. Neste caso, não se usam aspas. Inserções dos autores (complementos e/ou reticências) no meio das citações devem aparecer entre colchetes, exemplo: [...]. Em todas as citações diretas inserir nota de fim com a referência conforme norma disposta no item 4, a seguir, indicando o número da página que inclui o trecho citado.
  4. Incluir notas de fim explicativas e/ou que contenham as referências completas de obras utilizadas, de acordo com o padrão baseado nas normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Os títulos devem aparecer em itálico, conforme os exemplos abaixo:
    • Livros: CHAUI, Marilena. Brasil: Mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2000.
    • Capítulos de livro: GARCIA, Marco Aurélio. “Pensar a terceira geração da esquerda”. In: FORTES, Alexandre (org.). História e Perspectivas da esquerda. São Paulo/Chapecó: Editora Fundação Perseu Abramo/Argos, 2005, p.59-65.
    • Artigos de periódico impresso: BUONICORE, Augusto César. “Sindicalismo vermelho: a política sindical do PCB entre 1948 e 1952”. Cadernos AEL, v.7, n.12/13, 2000, p.11-44
    • Artigos disponíveis em sites, não vinculados a veículo específico: ÁVILA, Maria Betânia. A participação das mulheres e a reforma política. Disponível em: < http://csbh.fpabramo.org.br/artigos-e-boletins/artigos/participacao-das-mulheres-e-reforma-politica>, acesso em 27 out. 2015.
    • Teses e Dissertações: HILARIO, Janaína Carla da Silva Vargas. Partido dos Trabalhadores: uma nova cultura política? Repensando aspectos da história do Partido e da sua experiência em Londrina (1980-1996). Maringá, 2006. Dissertação (História) – Universidade Estadual de Maringá, 2006.
  5. Exceto para artigos de recensão bibliográfica, os artigos não devem conter bibliografia.
  6. Ao final do artigo, inserir:
    • resumo e abstract, cada um com até 650 caracteres ou dez linhas
    • palavras-chave e keywords com até quatro descritores cada
    • título do artigo em inglês.
  7. Em caso de aprovação dos artigos, solicita-se imagem relacionada à temática, com respectivas legendas e créditos, em formato TIFF ou JPEG, resolução de ao menos 300 dpi, tamanho mínimo de saída de 17cm x 23cm. As imagens dispostas no corpo do texto também devem estar dentro das mesmas especificações de tamanho e resolução. Fica estritamente restrita ao autor do artigo a responsabilidade pela reprodução de imagens.

 

Resenhas: Serão publicadas resenhas de livros editados no Brasil nos 02 (dois) anos anteriores à data de lançamento do último edital de PERSEU. Livros internacionais poderão ter defasagem de até dois anos antes dos nacionais. Os textos enviados têm limite de 7 páginas, no formato acima indicado.

  

Fontes e Arquivos: Serão publicados textos e comentários acerca de fontes e arquivos relacionados com a linha editorial da revista. Devem conter, num cabeçalho, o título do texto, o título da fonte ou arquivo a que se refere e o nome do autor.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.