EDITAL DE CHAMADA DE ARTIGOS PERSEU 17


“Marcas do escravismo no Brasil contemporâneo”

 

Está aberta chamada pública de artigos para o décimo sétimo número da revista PERSEU: História, Memória e Política. Dada a importância da história e da memória nas disputas políticas do presente, esta revista se constituiu como espaço de circulação da produção acadêmica, no campo da História e das Ciências Sociais, comprometida politicamente com a emancipação da classe trabalhadora. Ainda que existam sólidos grupos acadêmicos, de caráter regional e nacional, produzindo e discutindo temáticas acerca das lutas dos trabalhadores e trabalhadoras, a difusão destes estudos não é proporcional à produção. Contribuir para preencher esta lacuna é um dos objetivos da revista PERSEU.

Propomos para o Dossiê deste número o tema “Marcas do escravismo no Brasil contemporâneo”.
O Dossiê irá tratar dos aspectos e efeitos do escravismo na sociedade brasileira. Como revista de história contemporânea, a ideia não é retomar debates sobre o sistema escravista colonial, mas sobre como esta decisiva experiência histórica legou à sociedade brasileira especificidades da opressão da classe trabalhadora, estruturando um sistema de exclusão; de violência e repressão estatal; e de contenção das tensões sociais, que se perpetua até o presente.
As colaborações são compostas de artigos inéditos de autores convidados, além de textos inéditos enviados espontaneamente nas condições e prazos estabelecidos por este edital, em conformidade com as Normas de Redação, constantes ao final deste documento. O material recebido será avaliado pelo Conselho de História do Centro Sérgio Buarque de Holanda, e pareceristas ad hoc, aos quais cabe a decisão referente à oportunidade ou não da publicação das contribuições recebidas.

O prazo para o envio de artigos e resenhas é 15 de outubro de 2018. O endereço para o envio das contribuições é revistaperseu.fpabramo.org.br/

Quaisquer dúvidas, problemas técnicos ou questionamentos sobre a submissão dos artigos podem ser enviados para o endereço: revistaperseu@fpabramo.org.br

Salientamos que, além dos artigos relacionados aos temas dos Dossiês, PERSEU recebe regularmente contribuições às demais seções da revista, incluindo artigos, resenhas, textos e comentários acerca de fontes e arquivos relacionados com a linha editorial da revista.

NORMAS DE REDAÇÃO

Artigos
Os artigos, inéditos (independentemente de suporte), devem ser apresentados em versões eletrônicas compatíveis com o Open Office, e corresponder ao seguinte formato:

Até 25 páginas, fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, margens 3 cm superior e esquerda, 2 cm inferior e direita;
Identificação do autor abaixo do título, incluindo, em nota de rodapé: instituição à qual se vincula e seu endereço eletrônico para contato, bem como, se houver, a agência de fomento que lhe dedica apoio financeiro;
Citações diretas: as menores do que três linhas permanecem no corpo do texto, entre aspas. As que ultrapassam três linhas, isolar do corpo do texto, inserindo recuo de 4 cm e reduzindo a fonte para tamanho 11. Neste caso, não se usam aspas. Inserções dos autores (complementos e/ou reticências) no meio das citações devem aparecer entre colchetes, exemplo: [...]. Em todas as citações diretas inserir nota de rodapé com a referência conforme norma disposta no item a seguir, indicando o número da página que inclui o trecho citado;
Incluir notas de fim explicativas e/ou que contenham as referências completas de obras utilizadas, de acordo com o padrão baseado nas normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Os títulos devem aparecer em itálico, conforme os exemplos abaixo:

◦ Livros:
CHAUI, Marilena. Brasil: Mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2000.
◦ Capítulos de livro:
GARCIA, Marco Aurélio. “Pensar a terceira geração da esquerda”. In: FORTES, Alexandre (org.). História e Perspectivas da esquerda. São Paulo/Chapecó: Editora Fundação Perseu Abramo/Argos, 2005, p.59-65.
◦ Artigos de periódico impresso:
BUONICORE, Augusto César. “Sindicalismo vermelho: a política sindical do PCB entre 1948 e 1952”. Cadernos AEL, v.7, n.12/13, 2000, p.11-44
◦ Artigos disponíveis em sites, não vinculados a veículo específico:
ÁVILA, Maria Betânia. A participação das mulheres e a reforma política. Disponível em: < http://csbh.fpabramo.org.br/artigos-e-boletins/artigos/participacao-das-mulheres-e-reforma-politica>, acesso em 27 out. 2015.
◦ Teses e Dissertações:
HILARIO, Janaína Carla da Silva Vargas. Partido dos Trabalhadores: uma nova cultura política? Repensando aspectos da história do Partido e da sua experiência em Londrina (1980-1996). Maringá, 2006. Dissertação (História) – Universidade Estadual de Maringá, 2006.
Exceto para artigos de recensão bibliográfica, os artigos não devem conter bibliografia;
• Ao final do artigo, inserir:
◦ resumo e abstract, cada um com até 650 caracteres ou dez linhas
◦ palavras-chave e keywords com até quatro descritores cada
◦ título do artigo em inglês.
Em caso de aprovação dos artigos, solicita-se imagem relacionada à temática, com respectivas legendas e créditos, em formato TIFF ou JPEG, resolução de ao menos 300 dpi, tamanho mínimo de saída de 17cm x 23cm. As imagens dispostas no corpo do texto também devem estar dentro das mesmas especificações de tamanho e resolução. Fica estritamente restrita ao autor do artigo a responsabilidade pela reprodução de imagens.

Resenhas
Serão publicadas resenhas de livros editados no Brasil nos 02 (dois) anos anteriores à data deste edital. Livros internacionais poderão ter defasagem de até dois anos antes dos nacionais. Os textos enviados têm limite de 7 páginas, no formato acima indicado.

Entrevistas
Devem conter, num cabeçalho, nome do entrevistado, título ou tema da entrevista e o nome do(s) entrevistador(es).

Fontes e Arquivos
Serão publicados textos e comentários acerca de fontes e arquivos relacionados com a linha editorial da revista. Devem conter, num cabeçalho, o título do texto, o título da fonte ou arquivo a que se refere e o nome do autor.

A revista PERSEU não se responsabiliza pela redação nem pelos conceitos emitidos pelos colaboradores/autores dos textos publicados. Fica igualmente restrita aos colaboradores a responsabilidade pela reprodução de imagens.

Editoras responsáveis:
Isabel dos Anjos Leandro
Luana Soncini
Vanessa Xavier Nadotti

Conselho de História do Centro Sérgio Buarque de Holanda
Adriano Luís Duarte (Universidade Federal de Santa Catarina)
Alexandre Fortes (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)
Heloísa Maria Murgel Starling (Universidade Federal de Minas Gerais)
Jean François Germain Tible (Universidade de São Paulo)
John D. French (Duke University)
Lincoln Secco (Universidade de São Paulo)
Luigi Biondi (Universidade Federal de Saõ Paulo)
Maria Victória Benevides (Universidade de São Paulo)
Patrícia Valim (Universidade Federal da Bahia)
Paulo Fontes (Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil/Fundação Getúlio Vargas)
Pere Petit (Universidade Federal do Pará)
Sérgio Armando Diniz Guerra (Universidade Estadual da Bahia)


Diretoria Executiva da Fundação Perseu Abramo
Marcio Pochmann (Presidente)
Artur Henrique da Silva Santos (Diretor)
Isabel dos Anjos Leandro (Diretora)
Joaquim Calheiros Soriano (Diretor)
Rosana Ramos (Diretora)

 

São Paulo, 16 de agosto de 2018.